METODOLOGIA
DE EXECUÇÃO
DE PROJETOS
METODOLOGIA
DE EXECUÇÃO
DE PROJETOS
A Metodologia de execução de projetos da Mr. Bot é um conjunto estruturado de processos e técnicas que guiam todas as etapas do projeto, visando eficiência e cumprimento de prazos e requisitos. Inclui definição de objetivos, identificação das necessidades do cliente, planejamento detalhado, seleção e integração de componentes, desenvolvimento do sistema, testes, instrução, instalação e manutenção pós-implantação.
Seu objetivo principal é garantir que o projeto de automação residencial seja executado de maneira eficiente, cumprindo prazos, orçamentos e requisitos estabelecidos pelo cliente.
Exemplos: Automatização de cortina, implementação de monitor de consumo elétrico, substituição de fechadura tradicional por inteligente, instalação de câmera IP, dentre outros.
1. Comunicação inicial
No início do projeto, é essencial compreender as necessidades, expectativas e orçamento do cliente. Com base nessas informações, a equipe desenvolverá pelo menos uma solução e esboço de projeto correspondente. O diálogo pode variar entre um tom técnico ou simplificado, dependendo do conhecimento do cliente na área de automação residencial.
2. Apresentação das possibilidades
Após a elaboração do esboço do projeto, uma nova reunião é realizada para apresentá-lo ao cliente, onde serão discutidos os detalhes da proposta, incluindo dispositivos, operação, instalação, expansão, orçamentos e prazos.
3. Execução do projeto
Após a aprovação do projeto, a empresa finalizará sua execução e, se necessário, auxiliará na compra dos dispositivos. Após a verificação do material, serão programadas datas e horários de início e término dos serviços em conjunto com o cliente.
4. Demonstração e explicação
Após a conclusão da instalação, configuração e testes do sistema, a empresa agendará uma demonstração ao cliente, apresentando todas as funcionalidades, a operação e esclarecendo dúvidas. A empresa estará disponível para suporte e assistência contínua, sempre que necessário.
Exemplos: Desenvolvimento de sistema de home cinema, automatização de toda a iluminação de uma residência, implementação de monitor de consumo de água em todos os apartamentos de um edifício, dentre outros.
1. Reunião preliminar
A reunião preliminar é a conversa inicial sobre as demandas do cliente com o sistema de automação e as formas de superá-las. Nela um colaborador da companhia irá dialogar a fim de compreender certos detalhes e assimilar o que o cliente espera. Nesse momento todas as necessidades serão alinhadas entre a companhia e o cliente.
2. Análise do local
Quando todas as exigências estiverem alinhadas, colaboradores serão designados para ir até o local presencialmente para analisar as condições de instalação do sistema. Serão analisados itens como condição da rede elétrica, pontos de energia e de rede, cobertura de Wi-Fi, possibilidade de realizar furos e outras alterações no imóvel, dentre outros. Também serão realizadas diversas medições que serão usadas no desenvolvimento do projeto.
3. Produção das propostas
Nessa etapa todos os dados registrados pela companhia desde o início serão examinados pela equipe de desenvolvimento de projeto que idealizará formas de atender à solicitação do cliente. Com isso definido, esboços de projetos para cada uma das soluções serão desenvolvidos a fim de esclarecê-las.
4. Apresentação das possibilidades
Tendo em mãos as propostas de solução e os esboços dos projetos, uma nova reunião pode ser realizada para apresentá-los e discuti-los. Nessa reunião serão explicados todos os detalhes de todas as soluções, como dispositivos a serem implementados, especificidades desses dispositivos, formas de operação, métodos de instalação, possibilidades de ampliação, orçamentos, prazos, dentre outros.
5. Revisão
Caso sejam solicitadas, alterações nos esboços dos projetos podem ser realizadas pela equipe de desenvolvimento a fim de aproximar as especificidades do sistema às desejadas pelo cliente. Caso essas alterações sejam complexas, um novo esboço de projeto será feito e uma nova reunião pode ser realizada para apresentá-lo. O projeto só será executado quando o cliente estiver ciente de todos os detalhes e a proposta for aprovada por ele.
6. Execução do projeto
Após chegar a um acordo, a companhia irá finalizar o projeto e, opcionalmente, poderá auxiliar o cliente na compra dos dispositivos a serem implementados. Quando o material estiver em mãos ele será verificado a fim de garantir que tudo esteja funcionando devidamente. Após, a empresa programará junto ao cliente datas e horários de início e término dos serviços.
7. Demonstração e explicação
Com o sistema 100% instalado, configurado, testado e acabado, a companhia irá programar junto ao cliente um horário para demonstrar todas as suas possibilidades de uso, explicar como ele funciona e como operá-lo. Caso surjam duvidas após a demonstração, o cliente poderá acionar a companhia sempre que desejar.
8. Averiguação do funcionamento
Caso seja pertinente e deliberadamente permitido pelo contratante, a companhia poderá manter acesso provisório ao sistema instalado via internet a fim de monitorá-lo em busca de eventuais falhas e anomalias. A depender do sistema, pode-se ainda manter provisoriamente e em comodato dispositivos específicos para esse fim. O acesso da companhia ao sistema é temporário e pode ser revogado de forma imediata caso o cliente deseje.
OBSERVAÇÃO
Os projetos são suscetíveis a mudanças nas etapas de metodologia caso sejam convenientes ao cliente e à companhia. Portanto, os projetos não precisam obrigatoriamente seguir os passos ou a ordem listada acima.